HOME

ESCRITÓRIO

EQUIPE

ATUAÇÃO DO ESCRITÓRIO

PUBLICAÇÕES

CONTATO

OUVIDORIA

SEFAZ/RJ reconhece fim do recolhimento antecipado de 4% no “Rio Importa Mais”

A Consulta Tributária nº 18/2026 analisou os efeitos das alterações promovidas pelo Decreto nº 49.595/2025 no regime especial de diferimento do ICMS aplicável às importações disciplinadas pelo Decreto nº 46.781/2019 (“Rio Importa Mais”).

A consulta foi formulada por empresa importadora beneficiária do regime, que questionava se, após a alteração normativa promovida em abril de 2025, continuaria obrigada ao recolhimento antecipado de 4% de ICMS no momento do desembaraço aduaneiro das mercadorias importadas.

Na análise da consulta, a SEFAZ/RJ relembrou que a redação anterior do Decreto nº 46.781/2019 previa hipótese de diferimento parcial do ICMS nas importações por conta própria, exigindo o recolhimento antecipado de 4% do imposto no desembaraço aduaneiro, ficando o restante diferido para a etapa subsequente da circulação da mercadoria.

Contudo, a administração tributária destacou que o Decreto nº 49.595/2025 promoveu alterações relevantes na redação do art. 1º do Decreto nº 46.781/2019, eliminando a antiga sistemática de diferimento parcial e removendo expressamente os dispositivos que exigiam o recolhimento antecipado dos 4%.

Com base nisso, a SEFAZ/RJ concluiu que, a partir da vigência do Decreto nº 49.595/2025, os contribuintes regularmente habilitados no regime “Rio Importa Mais” não estão mais sujeitos ao recolhimento dos 4% de ICMS no momento do desembaraço aduaneiro das importações abrangidas pelo benefício.

A solução também esclareceu que a nova sistemática passou a prever apenas hipótese de diferimento integral do ICMS incidente na importação, observadas as condições e prazos previstos no próprio decreto para posterior realização das operações de saída das mercadorias.

Por fim, a SEFAZ/RJ afirmou expressamente que a dispensa do recolhimento antecipado dos 4% passou a produzir efeitos a partir de 14 de abril de 2025.

Foto: Canva

OUTRAS PUBLICAÇÕES

Álbum de figurinhas adquirido de pessoa física

Álbum de figurinhas adquirido de pessoa física

A Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo, por meio da Resposta à Consulta Tributária nº 33.359/2026, esclareceu obrigação acessória relevante para contribuintes que adquirem mercadorias de pessoas físicas ou de outros fornecedores não obrigados à emissão de...