Sabemos que gerenciar contratos de forma eficaz pode otimizar processos e evitar riscos desnecessários. Para auxiliar nessa tarefa, nossa sócia Mayra Itaborahy preparou um conteúdo bastante didático sobre o tema, destacando algumas práticas fundamentais. Confira a seguir!
1. Centralização da gestão:
É importante ter um gestor de contratos com conhecimento jurídico contratual.
2. Conformidade legal:
Faça revisões periódicas para garantir que os contratos estejam atualizados e em conformidade com as leis e regulamentos e com as novas normas internas que eventualmente tenham sido criadas pela empresa.
3. Datas críticas:
Programe lembretes sobre datas críticas. como renovação, vencimento, pagamentos, garantias, entregas etc. Existem softwares de gestão que também podem ajudar.
4. Análise de riscos:
Avalie os riscos associados a cada contrato e desenvolva estratégias para mitigá-los. Isto deve ser parte do gerenciamento dos contratos e deve ter acompanhamento jurídico.
5. Contratos não assinados:
É comum, porém não saudável, que as atividades comecem antes da assinatura do contrato. Busque formas de reduzir o número de contratos não assinados.
6. Backup e arquivos:
Providencie o controle de acesso e backups regulares, inclusive de conversas de e-mails e troca de mensagens relacionadas ao contrato. Elas podem servir de prova em caso de litígio.
7. Não renovação:
Tenha um plano caso os contratos não sejam renovados ou venham a ser rescindidos antecipadamente.
8. Em caso de renovação:
Mantenha um lembrete, aproximadamente de 60 a 90 dias antes do fim do prazo do contrato, para avaliar desempenho, preços, custos e outras necessidades, a fim de preparar-se para a renegociação.
9. Aditivos:
Todas as alterações feitas nos contratos devem ser catalogadas de forma sistemática para garantir que haja um histórico claro e acessível.
10. Acompanhamento jurídico:
Advogados especializados em contratos podem ser um ótimo custo x benefício para otimizar o aproveitamento dos resultados gerados por uma boa gestão dos contratos da sua empresa.
Lembre-se: uma boa gestão de contratos garante segurança e eficiência nos negócios! Organize, controle e revise sempre! Sucesso nos detalhes!
Foto: Canva