HOME

ESCRITÓRIO

EQUIPE

ATUAÇÃO DO ESCRITÓRIO

PUBLICAÇÕES

CONTATO

OUVIDORIA

Reforma Tributária – Regime Diferenciado aplicado aos Produtos Agropecuários, Aquícolas, Pesqueiros, Florestais e Extrativistas Vegetais In Natura

A Lei Complementar nº 214/2025 determina a redução das alíquotas do IBS e da CBS incidentes sobre determinadas operações como, por exemplo, as que envolvam os Produtos Agropecuários, Aquícolas, Pesqueiros, Florestais e Extrativistas Vegetais In Natura.

O artigo 137 da Lei Complementar nº 214/2025 reduziu em 60% (sessenta por cento) as alíquotas do IBS e da CBS incidentes sobre o fornecimento de produtos agropecuários, aquícolas, pesqueiros, florestais e extrativistas vegetais in natura.

Considera-se in natura o produto tal como se encontra na natureza, que não tenha sido submetido a qualquer processo de industrialização nem acondicionado em embalagem de apresentação.

Não perde a condição de in natura o produto que apenas tiver sido submetido:

  • à secagem, à limpeza, à debulha de grãos ou ao descaroçamento; e
  • ao congelamento, ao resfriamento ou ao simples acondicionamento, quando tais procedimentos se destinem exclusivamente ao transporte, ao armazenamento ou à exposição para venda.

O regulamento disporá sobre os produtos que não perderão a condição de in natura quando necessitarem de acondicionamento em embalagem de preservação, com adição de concentrantes ou conservantes, desde que tais medidas se destinem à manutenção da integridade e das características do produto.

Foto: Canva

PUBLICAÇÕES RELACIONADAS

ISS sobre administração de reembolsos corporativos

ISS sobre administração de reembolsos corporativos

Na Solução de Consulta SF/DEJUG nº 21/2025, empresa sediada no Município de São Paulo, atuante no desenvolvimento e licenciamento de softwares não customizáveis e na oferta de plataforma digital voltada ao desenvolvimento profissional, formulou consulta sobre a...

SEFAZ/RJ esclarece cálculo do ICMS desonerado na NFCom

SEFAZ/RJ esclarece cálculo do ICMS desonerado na NFCom

A Secretaria de Estado de Fazenda do Rio de Janeiro (SEFAZ/RJ), por meio da Coordenadoria de Consultas Jurídico-Tributárias (CCJT), publicou o Parecer nº 039/2025, que trata do cálculo e da forma de preenchimento do campo “ICMS desonerado” na Nota Fiscal Fatura de...