HOME

ESCRITÓRIO

EQUIPE

ATUAÇÃO DO ESCRITÓRIO

PUBLICAÇÕES

CONTATO

OUVIDORIA

Entre a Liberdade e a Responsabilidade: O Impasse Jurídico do Art. 19 do Marco Civil

O art. 19 do Marco Civil da Internet estabelece que plataformas não são, inicialmente, responsáveis por conteúdos postados por usuários, mas podem ser responsabilizadas se não cumprirem ordem judicial para remoção. Considerando a lentidão do Judiciário, pode haver danos irreparáveis à vítima antes da retirada do conteúdo ilegal, além dos custos com advogados e processos.

O tema se divide, basicamente, entre a liberdade de expressão, os direitos da personalidade (imagem, nome, honra, privacidade, etc.), ambos, direitos fundamentais assegurados pela Constituição Federal e a prática de crimes em geral através das plataformas. A constitucionalidade do art. 19 deve ser analisada com base no equilíbrio entre esses direitos fundamentais e na responsabilidade primária da plataforma quando o conteúdo configura crime:

  • Qual o limite entre o direito da liberdade de expressão e o direito da personalidade?
  • É justo que uma pessoa tenha seus direitos violados sem que o provedor, que lucra com o conteúdo, seja responsabilizado?

O ideal seria o Congresso ter legislado sobre o tema, como no PL das Fake News. Mas a pressão das Big Techs fez com que o Congresso recuasse e suspendesse o avanço da votação. Enquanto isso, o STF, provocado por ações contra Facebook e Google, está apenas cumprindo sua função ao julgar a constitucionalidade do artigo.

Em maio/24, o STF reconheceu repercussão geral, o que vinculará todos os tribunais ao seu entendimento. Entretanto, isto não retira do Congresso o dever/direito de legislar sobre o tema.

Como visto, o assunto é delicado e complexo pois:

  • Envolve a discussão entre responsabilidades do Legislativo e Judiciário; e
  • Requer que o STF pondere entre diferentes gravidades de crimes, os limites entre liberdade de expressão e direitos individuais, além do interesse público versus o privado.

Por Mayra Itaborahy

Foto: Canva

PUBLICAÇÕES RELACIONADAS

Transferência administrativa de dívida tributária

Transferência administrativa de dívida tributária

O redirecionamento da exigência fiscal em face dos sócios de determinada empresa deve observar um rito processual tributário rigoroso, em razão do seu caráter excepcional. Isto porque as autuações têm por finalidade o pagamento de dívida tributária, seja pela ausência...