HOME

ESCRITÓRIO

EQUIPE

ATUAÇÃO DO ESCRITÓRIO

PUBLICAÇÕES

CONTATO

OUVIDORIA

A volta da política de conteúdo local no óleo e gás

O Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) aprovou o aumento dos percentuais mínimos para os próximos leilões de óleo e gás, o que gerou, já no início de 2024, discussão sobre conteúdo de local no Congresso Nacional e no governo federal.

O deputado federal Aureo Ribeiro (Solidariedade/RJ) é relator do PL 7401/2017, que determina a política de conteúdo local para as atividades de exploração e produção de petróleo, gás natural e outros hidrocarbonetos fluidos, que sejam exercidas em regime de concessão ou no regime de partilha de produção.

O conteúdo local é a proporção entre o valor dos bens produzidos e dos serviços prestados no País e o valor total dos bens utilizados e serviços prestados nessas atividades.

Com a mudança, os percentuais de conteúdo local passam de 18% para 30%, na fase de exploração, e de 25% para 30%, na etapa de desenvolvimento da produção.

Para Escoamento e Unidades Estacionárias de Produção (UEP) os percentuais mínimos permanecem em 40% e 25%, respectivamente.

Os percentuais mínimos de conteúdo local também permanecem inalterados para os blocos localizados em terra, sendo de 50% na fase de exploração e 50% na fase de desenvolvimento da produção.

A fabricação de módulos para plataformas de petróleo, nos estaleiros brasileiros, deve atingir em 2025 um nível recorde de atividade, próximo às 70 mil toneladas/ano, de acordo com projeções da estatal feitas em meados do ano – mesmo sem ampliação das exigências de conteúdo local.

O Instituto Brasileiro do Petróleo (IBP) mostrou preocupação com a falta de acesso à pauta do CNPE e argumenta que estas decisões demandariam uma conversa com as principais entidades do setor sobre aspectos técnicos e jurídicos.

PUBLICAÇÕES RELACIONADAS

Pastel de Belém

Pastel de Belém

A 2ª Turma do Centro de Classificação Fiscal de Mercadorias (Ceclam) da Receita Federal, por meio da Solução de Consulta COSIT nº 98.010/2024, decidiu que o Pastel de massa folhada moldada em forma redonda de papel alumínio, pronto para consumo humano, constituído por...

Incide ISS na organização de eventos no exterior

Incide ISS na organização de eventos no exterior

Por meio da Solução de Consulta SF/DEJUG nº 3, de 2024, o Diretor do Departamento de Tributação e Julgamento da Secretaria Municipal da Fazenda de São Paulo analisou consulta de contribuinte que desempenha uma série de atividades, dentre elas, a “realização,...