HOME

ESCRITÓRIO

EQUIPE

ATUAÇÃO DO ESCRITÓRIO

PUBLICAÇÕES

CONTATO

OUVIDORIA

Associação imune deve emitir NFS-e

Por meio da Solução de Consulta SF/DEJUG nº 2, de 2022, o Diretor do Departamento de Tributação e Julgamento da Secretaria Municipal da Fazenda de São Paulo analisou a situação de associação sem fins lucrativos, que tem como objetivo, dentre outros, organizar e provocar o surgimento de núcleos pré-vestibular nas periferias; proporcionar o surgimento de novas lideranças e cidadãos conscientes nas comunidades e nas universidades; e promover a formação cidadã e acadêmica por meio de aulas de professores voluntários nos cursinhos comunitários.

Um dos serviços específicos prestados pela associação consiste na capacitação de pessoas para que possam ocupar vagas de trabalho em empresas, as quais, como contraprestação, fazem doações de valores à consulente.

Para o Município, a situação descrita se enquadra dentro da imunidade tributária aplicável à instituição de educação ou de assistência social que preste os serviços para os quais houver sido instituída e os coloque à disposição da população em geral, em caráter complementar às atividades do Estado.

Ademais, mesmo que os valores sejam recebidos a título de doação, a emissão da NFS-e é obrigatória, uma vez que os valores serão considerados como preço do serviço prestado.

Por fim, a SMF-SP afirmou que a associação deve apresentar a Declaração de Imunidade Tributária, por meio do Sistema de Declaração de Imunidades – SDI, de acordo com a legislação local.

PUBLICAÇÕES RELACIONADAS

Tributação da Remuneração do Agente de Carga (Profit)

Tributação da Remuneração do Agente de Carga (Profit)

A Receita Federal, por meio da Solução de Consulta COSIT nº 116/2023, esclareceu que integram a base de cálculo do PIS/COFINS, no regime cumulativo, as receitas decorrentes de prestação de serviços ao importador/exportador, remunerada com valores intitulados como...

Serviço de hotelaria para fins de PIS/COFINS

Serviço de hotelaria para fins de PIS/COFINS

A Receita Federal, por meio da Solução de Consulta COSIT nº 100/2023, esclareceu que a receita de serviços de hotelaria, sujeita ao regime de apuração cumulativa de PIS/COFINS, compreende somente a receita proveniente da diária paga e dos serviços cobrados...