HOME

ESCRITÓRIO

EQUIPE

ATUAÇÃO DO ESCRITÓRIO

PUBLICAÇÕES

CONTATO

OUVIDORIA

Jardinagem está sujeita à retenção previdenciária

A Receita Federal, por meio da Solução de Consulta COSIT nº 103/2021, esclareceu que a atividade de jardinagem prestada mediante empreitada está sujeita à retenção na fonte da contribuição previdenciária.

Isto porque, para configuração da cessão de mão de obra, é desnecessária a transferência de qualquer poder de comando/coordenação/supervisão, parcial ou total sobre a mão de obra cedida, sendo que o elemento “colocação de mão de obra à disposição” se dá pelo estado de a mão de obra permanecer disponível para o contratante nos termos pactuados.

Sendo assim, a disponibilização de mão de obra para a contratante, nas dependências desta ou nas de terceiros, a fim de realizar manutenção periódica (serviços contínuos de jardinagem), ainda que de forma intermitente ou por diferentes trabalhadores, constitui hipótese de retenção previdenciária.

PUBLICAÇÕES RELACIONADAS

Alienação de Imóvel Rural no Lucro Presumido

Alienação de Imóvel Rural no Lucro Presumido

A Receita Federal, por meio da Solução de Consulta COSIT nº 25/2024, esclareceu que, para fins de determinação da base de cálculo do Imposto sobre a Renda e da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido no regime do lucro presumido, a alienação de imóvel rural...