HOME

ESCRITÓRIO

EQUIPE

ATUAÇÃO DO ESCRITÓRIO

PUBLICAÇÕES

CONTATO

OUVIDORIA

Estaleiro deve apresentar Bloco K, ainda que não faça mais industrialização

No dia 21 de abril, a Coordenação de Consultas Jurídico-Tributárias da SEFAZ-RJ, por meio da Solução de Consulta nº 40/2021, esclareceu que empresa com objeto de realização de operações portuárias, construção naval e prestação de serviços de manutenção e assistência técnica em embarcações, equipamentos e terminais ligados ao transporte aquaviário, deve informar os tipos de registro do bloco K associados às atividades desempenhadas, ainda que não exerça mais industrialização.

No caso, o estabelecimento tem CNAE principal de indústria, mas não exerce mais a atividade de construção naval, desempenhando apenas serviços de docagem e manutenção de embarcações para empresas coligadas.

Assim, o entendimento do fiscal estadual é o de que os contribuintes devem apresentar a EFD, conforme as operações praticadas e, pela leitura dos tipos de registros do bloco K e seus respectivos objetivos, não precisará informar aqueles relacionados à atividade industrial caso não realize operações de industrialização.

Desta forma, partindo da premissa de que não ocorram operações enquadradas como industrialização, além dos tipos de registro K200 e K280, a empresa deverá apresentar também, na sua EFD, os tipos de registros K220, K260, K265, K270 e K275 caso ocorram as situações previstas nos respectivos objetivos constantes do Guia Prático da EFD.

PUBLICAÇÕES RELACIONADAS

Tributação da Remuneração do Agente de Carga (Profit)

Tributação da Remuneração do Agente de Carga (Profit)

A Receita Federal, por meio da Solução de Consulta COSIT nº 116/2023, esclareceu que integram a base de cálculo do PIS/COFINS, no regime cumulativo, as receitas decorrentes de prestação de serviços ao importador/exportador, remunerada com valores intitulados como...

Serviço de hotelaria para fins de PIS/COFINS

Serviço de hotelaria para fins de PIS/COFINS

A Receita Federal, por meio da Solução de Consulta COSIT nº 100/2023, esclareceu que a receita de serviços de hotelaria, sujeita ao regime de apuração cumulativa de PIS/COFINS, compreende somente a receita proveniente da diária paga e dos serviços cobrados...