HOME

ESCRITÓRIO

EQUIPE

ATUAÇÃO DO ESCRITÓRIO

PUBLICAÇÕES

CONTATO

OUVIDORIA

Cabem EDs para reajustar jurisprudência posterior do STF e do STJ

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) entendeu que o novo Código de Processo Civil prevê a hipótese de cabimento de embargos de declaração para reajustar a jurisprudência firmada em teses que o STF e o STJ adotarem.

No caso, antes do trânsito em julgado, foram opostos embargos de declaração no qual se postulou a aplicação da jurisprudência supervenientemente formada.

Neste sentido, a maioria dos membros da 1ª Turma do STF acolheu embargos de declaração, com efeitos infringentes, para julgar procedente reclamação, de forma que seja cassado o acórdão impugnado para adequá-lo ao entendimento fixado em sede de repercussão geral.

Desta forma, o STF entendeu que, antes do trânsito em julgado, é legítimo readequar o julgado anterior para ajustá-lo à posição atual da Corte.

PUBLICAÇÕES RELACIONADAS

Alienação de Imóvel Rural no Lucro Presumido

Alienação de Imóvel Rural no Lucro Presumido

A Receita Federal, por meio da Solução de Consulta COSIT nº 25/2024, esclareceu que, para fins de determinação da base de cálculo do Imposto sobre a Renda e da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido no regime do lucro presumido, a alienação de imóvel rural...