HOME

ESCRITÓRIO

EQUIPE

ATUAÇÃO DO ESCRITÓRIO

PUBLICAÇÕES

CONTATO

OUVIDORIA

Embargos à Execução Fiscal sem Garantia

O STJ firmou o entendimento de que a garantia do juízo para a oposição de embargos à execução fiscal não é exigida caso comprovado inequivocadamente que o devedor não possui patrimônio para garantia do crédito exequendo.

Como se sabe, os embargos à execução fiscal são o meio de defesa do executado contra a cobrança da dívida tributária ou não tributária da Fazenda Pública, mas que só são admissíveis após a garantia da execução, a qual é condição de procedibilidade dos referidos embargos.

Neste sentido, a Primeira Seção já sedimentou orientação segundo a qual o CPC, que dispensa a garantia como condicionante dos embargos, não se aplica às execuções fiscais em atenção ao princípio da especialidade da LEF, a qual exige expressamente a garantia para a apresentação dos embargos à execução fiscal.

Não obstante esse entendimento, a Constituição Federal de 1988 resguarda a todos os cidadãos o direito de acesso ao Poder Judiciário, ao contraditório e à ampla defesa (art. 5º, CF/1988), tendo o STJ, com base em tais princípios constitucionais, mitigado a obrigatoriedade de garantia integral do crédito executado para o recebimento dos embargos à execução fiscal.

Desta forma, o STJ entendeu pela possibilidade de oposição de embargos à execução fiscal sem garantia caso comprovada a inexistência de patrimônio pelo executado, pois, caso fosse adotada tese contrária, em “garantir o direito de defesa ao ‘rico’, que dispõe de patrimônio suficiente para segurar o Juízo, e negar o direito de defesa ao ‘pobre'”.

PUBLICAÇÕES RELACIONADAS

Pastel de Belém

Pastel de Belém

A 2ª Turma do Centro de Classificação Fiscal de Mercadorias (Ceclam) da Receita Federal, por meio da Solução de Consulta COSIT nº 98.010/2024, decidiu que o Pastel de massa folhada moldada em forma redonda de papel alumínio, pronto para consumo humano, constituído por...

Incide ISS na organização de eventos no exterior

Incide ISS na organização de eventos no exterior

Por meio da Solução de Consulta SF/DEJUG nº 3, de 2024, o Diretor do Departamento de Tributação e Julgamento da Secretaria Municipal da Fazenda de São Paulo analisou consulta de contribuinte que desempenha uma série de atividades, dentre elas, a “realização,...