HOME

ESCRITÓRIO

EQUIPE

ATUAÇÃO DO ESCRITÓRIO

PUBLICAÇÕES

CONTATO

OUVIDORIA

Fisco esclarece tributação de instituição de pagamento não cadastrada no Bacen

Por meio da Solução de Consulta SF/DEJUG nº 4, de 2023, o Diretor do Departamento de Tributação e Julgamento da Secretaria Municipal da Fazenda de São Paulo divulgou consulta tributária formulada por empresa que se declara “instituição de pagamento não cadastrada no Banco Central – Bacen”.

Sua atividade tem como objetivo permitir que seus clientes saquem dinheiro em terminais “Automated Teller Machine” – ATM por meio de um cartão emitido pela empresa e consiste em um sistema de pagamentos no formato “e-wallet”, por meio do qual é possível realizar saques, transferências e pagamentos de pedidos feitos pelo aplicativo de “delivery” administrado por empresa pertencente ao mesmo grupo econômico.

O Fisco esclareceu que o item descrito como “serviços relacionados a pagamentos, por meio eletrônico, realizados por facilitadores de pagamento” é próprio de subcredenciadoras, prestando serviços de pagamentos a terceiros, condições necessárias para o referido enquadramento, e apenas pode ser utilizado nas atividades de pagamento por meio do aplicativo de “delivery” mencionado pela consulente.

Fora do âmbito do pagamento a terceiros, os serviços prestados pela empresa encontram classificação no item descrito como “compensação de cheques e títulos quaisquer; serviços relacionados a depósito, inclusive depósito identificado, a saque de contas quaisquer, por qualquer meio ou processo, inclusive em terminais eletrônicos e de atendimento”.

 

Foto: Canva

PUBLICAÇÕES RELACIONADAS

Implantes oculares não estão isentos de PIS/COFINS

Implantes oculares não estão isentos de PIS/COFINS

A Receita Federal, por meio da Solução de Consulta COSIT nº 154/2024, esclareceu que os implantes oculares, classificados no código 9021.90.19 da NCM (Nomenclatura Comum do Mercosul), não se sujeitam à alíquota zero da Contribuição ao PIS e da COFINS, por falta de...

Vinícola com Destilaria pode optar pelo SIMPLES Nacional

Vinícola com Destilaria pode optar pelo SIMPLES Nacional

A Receita Federal, por meio da Solução de Consulta COSIT nº 164/2024, esclareceu que é possível que o optante pelo Simples Nacional possa permanecer no regime se fabricar mais de um tipo de bebida alcoólica, desde que cada um dos tipos fabricados esteja previsto na...