HOME

ESCRITÓRIO

EQUIPE

ATUAÇÃO DO ESCRITÓRIO

PUBLICAÇÕES

CONTATO

OUVIDORIA

Estado do RJ aprova Programa de Incentivo à Cidadania Fiscal para aumentar arrecadação de ICMS

Com os cofres vazios e a corda no pescoço, o governo fluminense acaba de implementar o Programa de Estímulo à Cidadania Fiscal do Estado do Rio de Janeiro, instituído pela Lei nº 7.455/2016. O objetivo é incentivar os consumidores de mercadorias, bens e serviços de transporte interestadual a exigirem, do fornecedor, a entrega de documento fiscal eletrônico e, assim, aumentar a arrecadação do estado. Em contrapartida, pessoas físicas e jurídicas terão o direito de receber créditos do Estado relativos a essas aquisições.

Os créditos poderão ser utilizados para participar de sorteios de prêmios, obter descontos de IPVA ou poderão ser depositados diretamente em conta-corrente ou conta poupança dos beneficiários.

Para resgatar o benefício, o consumidor deverá cadastrar seu CPF quando realizar qualquer um destes serviços: consumo de mercadorias, bens e transporte interestadual. O valor do crédito corresponderá a até 2,5% do ICMS do valor do documento fiscal.

Para o advogado tributarista Janssen Murayama, o programa é uma forma que garantir a arrecadação do Estado do Rio, sem penalizar a pessoa física. “Ao contrário, é até um estímulo ao cidadão comum. A concessão de descontos, mesmo que de pequenos valores, acaba sendo um refresco ao bolso do consumidor”, destaca.

Fonte: SEGS

PUBLICAÇÕES RELACIONADAS

Incide ITCMD na doação de imóvel com reserva de usufruto

Incide ITCMD na doação de imóvel com reserva de usufruto

Nos autos da Resposta à Consulta Tributária nº 29.339/2024, uma pessoa física afirma que pretende adquirir um imóvel, deixando a nua propriedade para seus únicos dois filhos, reservando para si e sua esposa o usufruto. Relata ainda que a compra será feita apenas com...

RET incide somente no efetivo recebimento das receitas

RET incide somente no efetivo recebimento das receitas

A Receita Federal, por meio da Solução de Consulta COSIT nº 87/2024, esclareceu que a tributação pelo regime especial de tributação aplicável às incorporações imobiliárias (RET) segue o regime de reconhecimento de receitas efetivamente recebidas e disponíveis, que...