HOME

ESCRITÓRIO

EQUIPE

ATUAÇÃO DO ESCRITÓRIO

NOTÍCIAS

CONTATO

OUVIDORIA

Estaleiro deve apresentar Bloco K, ainda que não faça mais industrialização

No dia 21 de abril, a Coordenação de Consultas Jurídico-Tributárias da SEFAZ-RJ, por meio da Solução de Consulta nº 40/2021, esclareceu que empresa com objeto de realização de operações portuárias, construção naval e prestação de serviços de manutenção e assistência técnica em embarcações, equipamentos e terminais ligados ao transporte aquaviário, deve informar os tipos de registro do bloco K associados às atividades desempenhadas, ainda que não exerça mais industrialização.

No caso, o estabelecimento tem CNAE principal de indústria, mas não exerce mais a atividade de construção naval, desempenhando apenas serviços de docagem e manutenção de embarcações para empresas coligadas.

Assim, o entendimento do fiscal estadual é o de que os contribuintes devem apresentar a EFD, conforme as operações praticadas e, pela leitura dos tipos de registros do bloco K e seus respectivos objetivos, não precisará informar aqueles relacionados à atividade industrial caso não realize operações de industrialização.

Desta forma, partindo da premissa de que não ocorram operações enquadradas como industrialização, além dos tipos de registro K200 e K280, a empresa deverá apresentar também, na sua EFD, os tipos de registros K220, K260, K265, K270 e K275 caso ocorram as situações previstas nos respectivos objetivos constantes do Guia Prático da EFD.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Formas de Assinatura da Fatura Comercial

Formas de Assinatura da Fatura Comercial

A Receita Federal, por meio da Solução de Consulta COSIT nº 119/2021, publicada no dia 14 de setembro de 2021, esclareceu que o comando do inciso IV do art. 562 do RA/2009, que, em relação à fatura comercial, trata das formas de assinatura mecânica ou eletrônica,...

SP esclarece que não incide ISS sobre locação de bem móvel

SP esclarece que não incide ISS sobre locação de bem móvel

Por meio da Solução de Consulta SF/DEJUG nº 08/2021, o Diretor do Departamento de Tributação e Julgamento da Secretaria Municipal da Fazenda de São Paulo esclareceu que não incide ISS sobre a locação de bens móveis, sem fornecimento de operador, não sendo possível a...