HOME

ESCRITÓRIO

EQUIPE

ATUAÇÃO DO ESCRITÓRIO

NOTÍCIAS

CONTATO

OUVIDORIA

Janssen Murayama é palestrante do II Fórum de Direito Tributário Constitucional da UFRJ

 

Entre hoje e amanhã, dias 22 e 23/10, acontece o II Fórum de Direito Tributário Constitucional – Um Olhar Prospectivo Sobre o Atual Sistema Tributário Brasileiro, no auditório Valladão da Faculdade Nacional de Direito da UFRJ. Promovido pelo Laboratório de Estudos Institucionais do Programa de Pós-Graduação em Direito da UFRJ, em parceria com a Destro Conjur, Empresa Júnior da Faculdade Nacional de Direito, o Fórum abrirá espaço para o debate de diversos temas, dentre eles a guerra fiscal em âmbito estadual, conflagrada pelas diferenças na cobrança de ICMS entre os estados.
 
Dentro desta perspectiva, o tributarista Janssen Murayama, sócio do Murayama Advogados, falará sobre “Guerra fiscal do ICMS no e-commerce”, abordando o avanço do comércio eletrônico no Brasil nos últimos 15 anos e o reflexo dessa mudança no universo tributário, especialmente a respeito do ICMS.

 

Nos últimos anos a legislação sobre o tema sofreu alterações, mudando a forma de cobrança do ICMS. Atualmente, a partilha da arrecadação do Diferencial de Alíquotas é diversa para o estado remetente e para o destinatário. E isso tem mudado progressivamente desde 2016. É um assunto que ainda gera muito debate e discussão entre os estados da federação“, destaca Janssen.
 
Mesa de debate: “Guerra fiscal, em âmbito estadual: a questão do ICMS”
Data e horário: 23 de outubro, às 19h30
Local: Auditório Valladão da Faculdade Nacional de Direito da UFRJ

Endereço: Rua Moncorvo Filho, nº 8, Centro – Rio de Janeiro

Evento gratuito, não é necessária inscrição prévia

 

 

 

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Formas de Assinatura da Fatura Comercial

Formas de Assinatura da Fatura Comercial

A Receita Federal, por meio da Solução de Consulta COSIT nº 119/2021, publicada no dia 14 de setembro de 2021, esclareceu que o comando do inciso IV do art. 562 do RA/2009, que, em relação à fatura comercial, trata das formas de assinatura mecânica ou eletrônica,...

SP esclarece que não incide ISS sobre locação de bem móvel

SP esclarece que não incide ISS sobre locação de bem móvel

Por meio da Solução de Consulta SF/DEJUG nº 08/2021, o Diretor do Departamento de Tributação e Julgamento da Secretaria Municipal da Fazenda de São Paulo esclareceu que não incide ISS sobre a locação de bens móveis, sem fornecimento de operador, não sendo possível a...