HOME

ESCRITÓRIO

EQUIPE

ATUAÇÃO DO ESCRITÓRIO

NOTÍCIAS

CONTATO

OUVIDORIA

Restaurante paga PIS/COFINS na venda de carnes, peixes e massas

Restaurante paga PIS/COFINS na venda de carnes, peixes e massas

Por meio da Solução de Consulta nº 04/2018, a Receita Federal manifestou o entendimento de que não é possível a aplicação da alíquota zero da contribuição ao PIS e da COFINS quando o contribuinte do ramo hoteleiro comercializa carnes bovina, suína, ovina, caprina, entre outras, peixes e massas alimentícias nas dependências de seus restaurantes aos seus hóspedes.

 

Isso porque o contribuinte não realiza a venda dos produtos mencionados acima, que autorizaria a fruição de alíquota mais vantajosa, mas apenas realiza o preparo desses alimentos em seus restaurantes para oferecer refeições a seus hóspedes.

 

Desta forma, as receitas provenientes da comercialização dos produtos nos restaurantes ficam sujeitas à incidência do PIS/COFINS, na sistemática cumulativa ou não-cumulativa, a depender da modalidade a que se submete.

 

Para acessar a íntegra da  Solução de Consulta nº 04/2018, clique aqui.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

SP esclarece que não incide ISS sobre locação de bem móvel

SP esclarece que não incide ISS sobre locação de bem móvel

Por meio da Solução de Consulta SF/DEJUG nº 08/2021, o Diretor do Departamento de Tributação e Julgamento da Secretaria Municipal da Fazenda de São Paulo esclareceu que não incide ISS sobre a locação de bens móveis, sem fornecimento de operador, não sendo possível a...

Bônus a produto rural compõe a sua receita bruta

Bônus a produto rural compõe a sua receita bruta

A Receita Federal, por meio da Solução de Consulta COSIT nº 88/2021, esclareceu que o valor recebido pelo produtor rural a título de sanção premial pela entrega de suas mercadorias, quer em razão da qualidade, volume ou outro critério contratualmente previsto, compõe...