HOME

ESCRITÓRIO

EQUIPE

ATUAÇÃO DO ESCRITÓRIO

NOTÍCIAS

CONTATO

OUVIDORIA

Restaurante paga PIS/COFINS na venda de carnes, peixes e massas

Restaurante paga PIS/COFINS na venda de carnes, peixes e massas

Por meio da Solução de Consulta nº 04/2018, a Receita Federal manifestou o entendimento de que não é possível a aplicação da alíquota zero da contribuição ao PIS e da COFINS quando o contribuinte do ramo hoteleiro comercializa carnes bovina, suína, ovina, caprina, entre outras, peixes e massas alimentícias nas dependências de seus restaurantes aos seus hóspedes.

 

Isso porque o contribuinte não realiza a venda dos produtos mencionados acima, que autorizaria a fruição de alíquota mais vantajosa, mas apenas realiza o preparo desses alimentos em seus restaurantes para oferecer refeições a seus hóspedes.

 

Desta forma, as receitas provenientes da comercialização dos produtos nos restaurantes ficam sujeitas à incidência do PIS/COFINS, na sistemática cumulativa ou não-cumulativa, a depender da modalidade a que se submete.

 

Para acessar a íntegra da  Solução de Consulta nº 04/2018, clique aqui.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Inclusão no Cadastro de Inadimplentes

Inclusão no Cadastro de Inadimplentes

O Superior Tribunal de Justiça - STJ, em sede de recurso repetitivo, firmou o entendimento de que, nos autos da execução fiscal, o magistrado pode deferir o requerimento de inclusão do nome do executado em cadastros de inadimplentes, preferencialmente pelo sistema...

Transporte internacional não está sujeito ao ICMS

Transporte internacional não está sujeito ao ICMS

Por meio da Resposta à Consulta Tributária nº 23.084/2021, a Secretaria da Fazenda e Planejamento do Estado de São Paulo esclareceu a prestação de serviço de transporte de natureza internacional, realizada por um mesmo transportador desde o local do estabelecimento...